Anis Estrelado - Especiaria traz saúde e muito sabor à sua cozinha

Coletivo Verde em 25 de julho de 2011 | Nas Categorias: Alimentação Saudável | Por: Nadia Cozzi





Sábado fui fazer uma visita ao Mercadão Municipal, sua beleza arquitetônica somada a seus sabores e aromas especiais, atiçam nossos 5 sentidos, despertam nossas lembranças. Em meio às delícias das azeitonas temperadas, dos queijos diferenciados me encantei com a gama de temperos que eu sempre quis conhecer melhor.
Fiz uma festa, coloquei minha coleção de temperos em dia, orégano, salsinha, canela, cravo da Índia, açafrão, pimenta, mostarda e manjericão. Levei até algumas canelas em pau bem grandonas para colocar nos vasos de flores em casa.
Vocês sabiam que a canela além de aromatizar comidas e doces, aproxima as pessoas? Assistam o filme “O Tempero da Vida”. Além das lindas paisagens da Turquia e da Grécia, se aprende muito sobre a função das especiarias em nossas Vidas. É a história de um astrofísico que aprendeu com seu avô, um filósofo culinário, dono de um empório de ervas e temperos, que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ele ensina que a canela aproxima as pessoas, faz com elas se olhem nos olhos.

Anis-estrelado

Essa sabedoria transparece também naquelas pessoas que trabalham há décadas lá no Mercadão, sempre com uma história para contar, um novo sabor para experimentar e um aroma para nos inspirar. Foi o que aconteceu com o perfume encantador do Anis estrelado, que além de ser lindo em sua forma de estrela, guarda em cada ponta uma sementinha. Seu cheirinho me lembrou os drops de anis que eram moda na minha meninice.





Intrigada pensei, o que se faz anis estrelado? Para que serve? Qual sua propriedade? Descobri então que além de aromatizar bebidas e deixar o açúcar perfumado, ele tem propriedades interessantes.
“Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. Considerado uma especiaria, é conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).” (Fonte: Wikipedia)


Veja as receitas ....

Comentários

Postagens mais visitadas