terça-feira, 12 de julho de 2011

Parto Humanizado - Para mudar o mundo é preciso antes, mudar a forma de nascer

Blog do Coletivo Verde - 11 de julho de 2011 | Nas Categorias: Alimentação Saudável | Por: Nadia Cozzi

Esta semana tive uma experiência bem legal que gostaria de dividir com vocês, pessoas interessadas em contribuir para um mundo melhor.
Uma amiga de coração, a Carol Rutz que eu conhecia pela Internet¸ estava com um evento a ser realizado em São Paulo e na última hora houve um problema com o patrocínio do coffee break, e ela se viu com 90 pessoas, em uma cidade diferente, (ela é de Florianópolis), e ainda precisava de algo diferenciado que combinasse com o trabalho que ela realizava.
Lembrou de mim e me pediu para fazer o evento. Isso numa 6ª. Feira à tarde, para o domingo. Seria uma correria danada, mas eu sabia que tinha que fazer. Acertamos tudo, mas eu ainda não estava feliz. Queria saber que trabalho era esse. Ela havia me dito ser a apresentação de um filme com um debate. Mas só isso? E porque essa sensação do eu tenho que fazer?
Fui buscar na Internet quem era essa minha amiga e que trabalho era esse. Ela pertence a um grupo de profissionais que trabalham com parto humanizado e o filme que seria apresentado era HANAMI – o Florescer da Vida.
Este filme é sobre práticas ligadas a um modo de viver a maternidade consciente, o parto ativo e o que estes representam na formação de seres humanos mais conscientes. Partos Humanizados e respeitosos contribuem diretamente com o nível da consciência, saúde e segurança emocional do bebê e da mãe, para o resto de suas vidas. Conseqüentemente, colabora com todo o Planeta e o futuro da Humanidade. Eu não tinha que fazer? Não é a minha cara? Pois é, fiz.
O tema foi lembrancinhas de maternidade para homenagear essas mamães especiais. A idéia foi comprada por todo mundo lá em casa, todos colocaram a mão na massa, enquanto eu preparava o que seria servido, um embrulhava, o outro fazia os lacinhos, colocava nas cestas. O clima era de amizade e dedicação, e ficou tudo muito bonito e amoroso. A correria foi grande, mas quando se faz com o objetivo de levar felicidade, não há cansaço, só satisfação.
Só posso dizer que foi lindo ver as gestantes e mamães com seus bebês, os papais acompanhando. Percebi que o parto humanizado é um evento da família e não só da mãe. Os bebês frutos dessa nova forma de nascer, agarradinhos às mães, envoltos naqueles lenços coloridos, eram a imagem da tranqüilidade, dormitavam ou sorriam, nada de irritação, e já eram quase seis horas da tarde. Conversar com essas mães foi uma experiência gratificante, a maioria delas já se alimenta com orgânicos e dão muito valor aos produtos artesanais, e descobriram esta necessidade através da gestação e maternidade.

Você pode participar – Crowdfunding para divulgação do Documentário!

HANAMI O Florescer da Vida é um documentário que retrata a atuação de um grupo de enfermeiras obstetras que dedicam suas vidas a apoiar gestantes no nascimento de seus filhos em um ambiente humano e acolhedor.
Atuantes na região de Florianópolis desde 2005, essas PARTEIRAS URBANAS deram forma à equipe que atende principalmente a partos domiciliares planejados, propagando a profunda filosofia de humanização da gestação, parto e pós-parto como um novo paradigma de humanização do mundo, embasado pelo conceito do famoso obstetra francês MICHEL ODENT, que diz “para mudar o mundo é preciso antes, mudar a forma de nascer”.
O Projeto deles é distribuir gratuitamente este DVD e estão lutando para conseguir R$ 12.000,00 até o dia 19/07/11 que são necessários para que eles ganhem o patrocínio da Catarse, já conseguiram R$ 9.525,00
Quem quiser participar do projeto clique aqui. Existem muitas formas de se agir ecologicamente. Esta é mais uma delas.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Fique mais um pouquinho e aproveite:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem mais gente ....