Mais pomares: Quintais orgânicos invadem 115 municípios

Joice Bacelo | Zero Hora
A ideia surgiu da necessidade de contribuir com a segurança alimentar. Um kit com cinco mudas de 17 espécies diferentes garantiria fruta fresca e sem adição química durante os 12 meses do ano. Isso em 2004, quando o projeto Quintais Orgânicos, lançado pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, estava recém começando. Sete anos depois, a iniciativa está próximo de atingir mil quintais orgânicos em 115 municípios do Estado, Santa Catarina e Paraná.
As mais recentes da lista são as regiões de Santa Cruz do Sul e Arvorezinha, que aderiram ao projeto no final de agosto. A Escola da Família Agrícola, onde estudam alunos de 11 municípios que ficam próximos a Santa Cruz, encampou a ideia e serviu de disseminadora do projeto. Foram distribuídos 24 kits para a formação dos quintais orgânicos às famílias dos estudantes, que vivem, em sua maioria, da agricultura.
– Fizemos um diagnóstico da alimentação dos estudantes e percebemos que não tinha muita diversidade. Então, além de variar a comida que vai para a mesa, o projeto poderá abrir os olhos deles para que, no futuro, ampliem a produção e consigam fazer renda com o que plantarem – diz o diretor da Escola Família Agrícola, Adair Pozzebon.
Voltado para as famílias que vivem da agricultura familiar, comunidades indígenas e quilombolas, o projeto da Embrapa também visa ao incentivo à expansão, como o plantio de hortaliças e grãos dentro dos quintais. Foi o que fez a escola Nossa Senhora do Bonfim, de Morro Redondo. Uma das primeiras a integrar o projeto, utiliza as frutas dos pomares que foram plantados e as hortaliças inseridas logo depois para a merenda escolar dos quase 500 alunos que estudam na instituição.
Na escola, o quintal orgânico também é instrumento de ensino. A aula da professora de técnicas agrícolas, Lúcia Bertoldi, é realizada geralmente em meio aos pomares, apenas com os alunos da sétima série. É ali que eles aprendem sobre o ambiente, a alimentação saudável e a prática do quintal, como limpeza e retirada dos galhos secos. A recompensa vai direto para a mesa, o alimento servido é o mesmo que os próprios alunos ajudaram a produzir.
Os kits distribuídos pela Embrapa incluem mudas de laranja, limão, bergamota, caqui, amora preta, goiaba, uva, figo, romã, pêssego e outros sete tipos de frutas nativas. De acordo com o coordenador do projeto, Fernando Costa Gomes, até o final do ano, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário deverá disponibilizar mais 11 tipos de mudas de hortaliças como complementação da ideia inicial.

Alimentos Orgânicos, saiba mais:
Orgânicos Certificados
+ Orgânicos Certificados
Orgânicos Amazonas
Orgânicos Bahia
Orgânicos Ceará
Orgânicos Distrito Federal
Orgânicos Espírito Santo
Orgânicos Minas Gerais
Orgânicos Mato Grosso do Sul
Orgânicos Rio de Janeiro
Orgânicos Rio Grande do Sul
Orgânicos São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas