sexta-feira, 18 de novembro de 2011

10 dicas de uso inteligente da água


O Pessoal do Nosso Quintal sempre trazem dicas interessantes ligadas à Sustentabilidade, vejam estas  aí 10 dicas para usar a água de forma inteligente em sua casa, pequenos ajustes e mudanças de hábitos e vamos economizar muita água, reduzir o volume de esgoto e ajudar a preservar nossas fontes desse precioso recurso. Vamos tentar e dividir com os amigos?
1. Tome banho mais rápido. Todo mundo está cansado de saber que isso é necessário. Mas talvez você não saiba que banhos mais curtos – e com menos sabonete – fazem bem à pele, pois preservam a proteção natural.
2. Arrume hoje as torneiras que estão pingando (clique aqui e saiba como). Ela pode estar desperdiçando mais de 2.000 litros de água por mês! Não adianta apertar a torneira para ver se pára de pingar, isso só piora o vazamento.
3. Guarde a água fria que sai primeiro, ao abrir a torneira de água quente, se você tem sistema de aquecimento de água a energia solar ou a gás. Use a água recolhida para regar as plantas.
4. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia, pelo amor de Deus ! Uma torneira aberta chega a gastar 15 litros por minuto!
5. Só use as máquinas de lavar roupas e louças em sua capacidade total. Antes de colocar louças na lava-louças, retire restos de comida de pratos e talheres com uma esponja úmida.
6. Recolha a água utilizada na lavagem de frutas e verduras. Essa água é limpa e pode perfeitamente ser usada para regar as plantas ou lavar o chão. Veja nosso post sobre isso,e aguarde um videocast especial!
7. Jamais use só a mangueira para limpar calçadas e caminhos. Com a ajuda de uma vassoura, o serviço fica mais rápido e você gasta menos água. Se você estiver sozinho, jogue a água com balde.
8. Use balde e esponja no lugar da mangueira ao lavar seu carro. Se usar 6 baldes, a economia pode chegar a 150 litros de água por lavagem.
9. Regue as plantas no início da manhã ou fim da tarde/noite. No período mais quente do dia, além de “cozinhar” as plantas, você perde muita água por evaporação.
10. Instale torneiras com arejadores na sua casa. Esse simples dispositivo distribui a água, reduzindo a vazão sem diminuir a pressão. Você nem nota a diferença, mas está economizando água.
Se você já segue essas dicas, parabéns!
Se você ainda não segue, está na hora de cuidar melhor da água e das futuras gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

AS 20 REGRAS PARA SER FELIZ

Quem conseguir tornar consciente e colocar em prática essas regras, possivelmente aprenderá a viver com qualidade. Instituto Eneagrama - 21...