Como combater a insônia na terceira idade?


De Voluntários online



Fundamental para manter as funções biológicas, o sono é uma atividade que tem maior duração na infância e vai diminuindo com a idade. Essa diminuição do tempo de sono na terceira idade pode ser insônia, ou outros distúrbios de sono. É importante procurar um médico para a avaliação!

Vale ressaltar que o sono é satisfatório quando há a sensação de uma noite bem dormida, o que independe do tempo dormido. A falta de sono, por sua vez, leva à fadiga, irritabilidade e a problemas de memória. Entre os principais distúrbios do sono, destacam-se a sonolência excessiva, o sonambulismo e o terror noturno, sendo a insônia o problema mais importante.

Há três fatores que caracterizam a insônia: demora para iniciar o sono; acordar durante a noite e despertar muito cedo. A insônia persistente pode levar a problemas de humor e de comportamento como a depressão.
Anote as medidas para garantir a qualidade do sono:
- Mantenha horários constantes para dormir e acordar.
- Evite dormir mais do que o necessário.
- Esteja relaxado e tranquilo ao ir dormir.
- Tome um banho quente antes de deitar.
- Procure dormir sempre no mesmo lugar.
- Evite bebidas estimulantes como café e álcool.
- Evite fumar antes de dormir e consumir refeições pesadas.
- A melhor posição para dormir é de lado, com os joelhos flexionados, sobre um colchão resistente — mas não duro —, e travesseiro da altura dos ombros.
- Evite a utilização de colchão muito macio como o de molas.

Fonte: Instituto ortopedia e saúde
Acesso em: 26/10/2011Pesquisado por Sandra Denise S M Baeta Pesante – Voluntária Online

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