Projeto Combate às Enchentes: Calçadas Permeáveis


Blog do Ricardo Izar

Postado por Ricardo Izar às 12:31

O Projeto de Lei 1385/2011 de minha autoria foi aprovado junto ao Plano Nacional de Combate às Enchentes em uma das Comissões do Congresso. Este projeto prevê a implantação de calçadas ecológicas e outras medidas voltadas a garantir a permeabilidade do solo no perímetro urbano.

Em São Paulo, por exemplo, existem 60.000 Km de calçadas, que se permitissem a entrada de água no solo, teríamos o equivalente a 198 piscinões. Hoje em São Paulo, só temos 19 piscinões!

As calçadas hoje não têm contribuído em nada para a preservação do meio ambiente. São construídas com materiais impermeáveis, como concreto, que dificulta a drenagem de água pelo solo, causando entre outros problemas, as enchentes, devido à dificuldade de escoamento.

As calçadas pemeáveis, ecológicas, são uma ferramenta para combater as enchentes. Os revestimentos impermeáveis são substituídos por sistemas drenantes revestidos com material porosos ou com juntas de assentamento que permitem a percolação de água superficial e o retorno desta ao lençol freático. Dessa forma, São Paulo e outras grandes cidades não teriam os problemas de enchentes, além da reparação dos lençóeis freáticos e também evitaria as erosões.

Fico feliz por nosso projeto ter sido aceito e espero que até o final do ano ele seja promulgado para a melhoria da qualidade de vida da população nas grandes cidades.

Maiores detalhes sobre o Projeto de Lei 1385/2011 acessem o link abaixo:
PL 1385/2011

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CIDADES/411444-DESENVOLVIMENTO-URBANO-APROVA-MEDIDAS-DE-PREVENCAO-DE-ENCHENTES.html

Postado por Ricardo Izar às 12:31 

Comentários

Postagens mais visitadas