terça-feira, 3 de abril de 2012

Vamos saber o que é compostagem e como podemos cuidar do nosso lixo!


Separar o lixo e encaminhar para a Reciclagem é quase que uma obrigação de cidadão no mundo atual, mas e o lixo orgânico? O que podemos fazer para diminuir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários?

A Compostagem é um processo natural que decompõe materiais orgânicos e promove o reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados em nossas casas, contribuindo assim para a preservação do Meio Ambiente. O que era anteriormente descartado, agora volta à Natureza de forma equilibrada.

A decomposição desses materiais é feita por microorganismos aeróbicos, que transformam o lixo orgânico em resíduos facilmente absorvidos pelas plantas e ajudam a equilibrar o Solo. Anteriormente enviados para o lixão, sem um processo adequado de transformação, esse material acaba comprometendo a saúde e o Meio Ambiente. É muito importante esse passo que nos torna mais responsáveis e conscientes do destino que será dado ao nosso lixo.

A compostagem poder ser feita em caixas, tambores, baldes, com minhocas e sem elas, e vários tipos de materiais podem ser utilizados no Processo:
· Restos de alimentos podem se converter em excelentes fontes de Nitrogênio, como verduras, cascas e talos.
· Esterco de boi, porco e galinha depois de curtidos.
· Os resíduos frescos possuem alta concentração de Nitrogênio, como as podas de grama e folhas.
· Os materiais secos (serragem, folhas) ajudam no equilíbrio, são ricos em Carbono e de quebra evitam o aparecimento de animais indesejados.

Nota: Utilizando 70% de resíduos ricos em carbono e apenas 30% ricos em Nitrogênio temos uma fórmula equilibrada. Uma boa solução é separar um espaço onde os resíduos frescos possam secar antes de serem usados, gerando uma boa economia, pois se não se consegue serragem, os resíduos secos são excelentes substitutos.

· Alimentos cozidos ou assados podem ser usados desde que em pequenas quantidades, evitando-se assim p excesso de sal e conservantes químicos que fazem mal também às minhocas. (Devíamos aprender com elas). Quando usados devem ser cobertos com serragem, evitando-se assim visitas inesperadas como animais domésticos ou não muito.

· A borra de café inibe o aparecimento das formigas e é um excelente complemento nutricional para as minhocas. O filtro de papel também pode ser utilizado. Espalhe por cima dos resíduos e depois cubra com o material seco.

O que não pode ser usado na compostagem:

· Cascas de limão, excesso de frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi e também cascas e restos de cebola e alho, pois modificam o PH do Minhocário.
· Esterco de animais domésticos que podem ser compostados, mas em outro processo.
. Carnes, gorduras e laticínios que se decompõem muito lentamente e atraem animais indesejáveis.

Como fazer a compostagem?
Vamos ensinar uma maneira bem fácil e acessível aos pequenos espaços. Pegue uma caixa plástica com tampa, de aproximadamente 40 cm e faça furinhos no fundo para haver a troca de oxigênio e a eliminação de líquidos.

Preparamos agora camadas alternadas, primeiro terra, depois material orgânico. O húmus, excelente fonte de microorganismos, pode ser usado como a terceira camada. Para evitar o mau cheiro a borra de café é excelente. Após diversas camadas, a caixa é fechada e a cada 3 dias revira-se o composto. Se forem colocadas minhocas na terra o composto não precisa ser revirado. Agora espera-se 3 meses e teremos uma terra adubada e prontinha para servir de vitamina às plantas.

Fontes pesquisadas:

Mais com menos www.maiscommenos.net/blog/2010/09/o-que-pode-e-o-que-nao-pode-colocar-no-minhocario/

Sabe aquelas cascas de laranja e limão que não podem ser colocadas na compostagem que tal fazer tirinhas açucaradas para servir com café. Vamos aprender?

Tirinhas de Casca de Laranja Cristalizada
Ingredientes:
2 laranjas orgânicas
2 xícaras de açúcar cristal Orgânico
Modo de Preparar:
Tirar todo o bagaço da laranja e cortar as cascas em tiras bem fininhas. Deixe de molho na água filtrada por dois dias. Troque a água várias vezes por dia, assim sai o amargo da casca. Esprema bem para tirar a água e coloque numa panela junto com o açúcar. Leve ao fogo até formar uma calda e mexa até cristalizar.
Despeje em papel manteiga e separe as tirinhas para não grudarem. Quando esfriar guarde em um pote bem fechado. É um excelente acompanhamento para um cafezinho. Se quiser banhe com chocolate. Fica uma delícia.
Variações: limão, tangerina.

Suco de Abacaxi
As cascas de abacaxi, desde que orgânicos para não ingerirmos agrotóxicos, podem se transformar em um delicioso suco. Ferva as cascas com bastante água, deixe esfriar e coe. Se gostar bata no liquidificador com folhinhas de hortelã e açúcar orgânico.


Lembrando: Produzir menos lixo é a melhor forma de ajudar o Planeta.
Alimentos Orgânicos, saiba mais:
Orgânicos Certificados
+ Orgânicos Certificados
Orgânicos Amazonas
Orgânicos Bahia
Orgânicos Ceará
Orgânicos Distrito Federal
Orgânicos Espírito Santo
Orgânicos Minas Gerais
Orgânicos Mato Grosso do Sul
Orgânicos Rio de Janeiro
Orgânicos Rio Grande do Sul
Orgânicos São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

AS 20 REGRAS PARA SER FELIZ

Quem conseguir tornar consciente e colocar em prática essas regras, possivelmente aprenderá a viver com qualidade. Instituto Eneagrama - 21...