domingo, 13 de maio de 2012

2 bolsas de estudo para pesquisa e especialização no Japão


NOTÍCIA : BOLSA DE ESTUDOS

09/05/2012

Confira duas dicas de bolsa de estudos para os interessados em estudar especialização e realizar projetos de pesquisa nas Universidades Japonesas

imagen-relacionadaCrédito: Shutterstock.com
As bolsas são para os interessados em realizar projetos de pesquisa e ou especialização e ainda pretendam aprender a falar japonês

Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu duas bolsas de estudo para estudar no Japão. As oportunidades são para jovens que pretendem realizar projetos de pesquisa e ou especialização e ainda pretendam aprender a falar japonês. Confira:


» Todas as notícias sobre bolsas de estudos
» Universidade russa abre vagas para estudantes de medicina
» Abertas as inscrições para a seleção de bolsas de doutorado e pós-doutorado na Alemanha



1) Bolsas do governo do Japão para estudantes de formação especializada

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia (MEXT) está oferecendo bolsas a estudantes estrangeiros que tenham interesse em estudar em centros de formação especializada com bolsa do governo japonês para o ano de 2013.

Os campos de estudo disponíveis para os interessados são: Tecnologia, Auxiliar de Enfermagem e Nutrição, Educação e Assistência Social, Ciências Empresariais, Desenho de Moda e Economia Doméstica, além de Cultura e Educação em geral. O interesse em outras áreas de estudo deve estar especificado na solicitação da bolsa.

A bolsa tem duração de 3 anos e vai de abril de 2013 a março de 2016, incluindo o primeiro ano de aprendizado do idioma japonês e outras matérias. Par ser admitido o bolsista deve conseguir acesso a todos os centros de formação especializada e com a aprovação do MEXT – em casos de desempenho acadêmico excepcional – o estudante poderá ampliar o período da bolsa.

De acordo com o ano fiscal de 2012, o subsídio será de 117.000 ienes por mês, mas a bolsa poderá ser cancelada em caso de ausência prolongada do centro de estudos ou mesmo do curso preparatório para a língua japonesa.

O processo de seleção será realizado por meio das Embaixadas/Consulados Gerais do país de origem do solicitante. Para se inscrever o interessado deve ter nascido entre 2 de abril de 1991 e 1 de abril de 1696, ter completado 12 cursos acadêmicos ou ter finalizado o Ensino Médio (incluindo aqueles que cumpram o requisito ate março de 2012) e apresentar interesse em aprender a língua japonesa.

A princípio a chegada ao Japão deverá acontecer entre os dias 1 e 7 de abril de 2013. Os gastos da viagem não serão cobertos caso o bolsista decida viajar antes do período estabelecido, e caso não haja disponibilidade para viajar neste período a bolsa será cancelada. Os solicitantes devem iniciar os trâmites para o visto de estudante antes de sua chegada ao país

As becas não estão disponíveis para membros ou funcionários ativos das forçar armadas, bolsistas beneficiados por outras instituições, pessoas que já tenham recebido uma bolsa do Governo Japonês e estudantes já matriculados em universidades japonesas.

Para se inscrever é necessário enviar o formulário oficial de solicitação (duas vias originais), fotografias 4,5x3,5cm tiradas nos últimos seis meses (escrever atrás o nome e a nacionalidade e colar nos formulários de solicitação), certificado acadêmico dos últimos três anos (originais e cópias), uma carta de recomendação do diretor ou tutor da última instituição onde o requerente esteve matriculado (original e cópia), cópia do certificado de graduação (original e cópia), certificado do exame de ingresso na universidade (original e cópia caso tenha sido realizado), certificado de matrícula na universidade (caso tenha sido realizada) e certificado médico oficial.

O prazo de inscrições vai até o dia 25 de maio e os interessados devem apresentar os documentos necessários na Seção Cultural da Embaixada do Japão. Todas as vias devem ser entregues em japonês ou inglês ou ainda acompanhadas de uma tradução para um desses idiomas. A documentação apresentada não será devolvida em nenhum caso.


2) Bolsas do governo do Japão para Pesquisa (Pós-Graduação)

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia (MEXT) está oferecendo bolsas para a realização de pesquisas em universidades japonesas. Os interessados em cursar mestrado e/ou doutorado no país podem ainda requisitar a prorrogação da bolsa, caso sejam aprovados no exame de admissão da universidade. Para os estudantes que não possuem o domínio da língua japonesa será ministrado, já no Japão, um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa.

A duração das bolsas é de 2 anos para os candidatos que partirem em abril (estadia de abril de 2013 a março de 2015) e de 1 ano e seis meses para aqueles que partirem em outubro (estadia de outubro de 2013 a março de 2015).

Para participar o candidato precisa ter nacionalidade brasileira, ter idade até 34 anos, possuir formação universitária até 07/2013 e falar inglês ou japonês fluentemente. Além disso, o interessado deve ter disponibilidade para embarcar na primeira semana de abril ou na primeira semana de outubro de 2013.

A bolsa não está disponível para militares na ativa, assim como estudantes que receberão bolsas de estudo de outra instituição, ex-bolsistas do MEXT e brasileiros matriculados em universidades japonesas que portem o visto “as college student”.

Os estudantes selecionados receberão uma bolsa de 143.000 ienes por mês, além da passagem de ida e volta. Os bolsistas também receberão a isenção das taxas escolares e o curso de língua japonesa nos seis primeiros meses.

As fichas de inscrição podem ser preenchidas via internet ou retiradas no Consulado. Junto com elas o candidato deve apresentar uma cópia simples da identidade, duas fotos 3x4 recentes e iguais, uma cópia simples do Histórico Escolar da faculdade (candidatos que estão cursando mestrado devem entregar as cópias dos históricos da graduação e da pós-graduação), cópia simples do diploma universitário ou equivalente, Curriculum Vitae atualizado e projeto de estudos em Língua Portuguesa. Os históricos impressos pela internet só serão aceitos com a autenticação da secretaria da instituição de ensino e os documentos entregues não serão devolvidos em hipótese alguma.

As inscrições acontecem até o dia 30 de maio. Para aqueles que enviarão a inscrição via correio, os documentos devem chegar ao consulado entre 02 e 30 de maio de 2012.
 Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

AS 20 REGRAS PARA SER FELIZ

Quem conseguir tornar consciente e colocar em prática essas regras, possivelmente aprenderá a viver com qualidade. Instituto Eneagrama - 21...