segunda-feira, 7 de maio de 2012

Lápis de pinhão

Sabe gente quando vejo estas iniciativas tenho certeza que a Humanidade tem conserto. Olha que ideia e que coração bonitos. Lápis de Pinhão, genial.
E o melhor de tudo é que você pode colaborar ....


Arte Amiga - Artesanato entre amigas.

by Jô Bibas
Ganhei um presente que me encantou de muitos modos, porque é lindo, é útil, é típico daqui e ainda combina com esse blog: consumo consciente e reciclagem, dois temas recorrentes.
Então não resisti e resolvi conversar com a Maria Fernanda, que faz esses lápis de pinhão, e mostrar essa ideia simpática. Motivada pela vontade de ajudar de algum modo, essa professora de Educação Física que atualmente revende produtos da Natura, viu em uma revista de artesanato um jeito de reaproveitar restos de lápis-cera (aqueles que nem a mais econômica das pessoas consegue usar, toquinhos que a gente pensava imprestáveis).
Procurando as forminhas em casa de festas para moldar os novos lápis, Maria Fernanda encontrou os moldes de pinhão. E nasceram os pinholápis ou lapinhões, como queiram. Não ficaram o máximo? E eles têm um formato bom para desenhar.
A produção depende de doações, escolas e famílias que recolhem e encaminham para Maria Fernanda fazer todo o processo de separar as cores, derreter em banho-maria e colocar nas formas. As cores que surgem são as básicas e mais todas as possibilidades que pequenas misturas proporcionam. Quando prontos, são embalados e vendidos para reverter recursos para a Campanha da Vaquinha e para o Hospital e Leprosário de Piraquara, para pacientes com hanseníase. Quem sabe também não os transformamos em mais um produto da linha Freguesia do Livro?  Novidades à vista, aguardem...
Quer participar? Mande lápis-cera para a Maria Fernanda. Novos, velhos, tudo é bem-vindo para fazer esses lápis que viram um ótimo presente e um jeito lindo de ajudar pessoas. Aqui, um depoimento que mostra que ela, como nosso projeto Freguesia do Livro, acredita que livros podem transformar pessoas: www.movimentonatura.com.br
Entre em contato com  Maria Fernanda, através de seu blog www.donadalola.blogspot.comou pelo email mfer.baggio@gmail.com.

8 comentários:

  1. Oi,
    Como podemos doar os "tocos" de lápis(giz) de cera>!Para onde mandamos os "cotocos">
    1000 laços(=abraços) iluminados com mui Carinho e Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com Maria Fernanda, através de seu blog www.donadalola.blogspot.com ou pelo email mfer.baggio@gmail.com.

      Excluir
    2. Obrigada!
      Meu blog está desativado no momento... na correria acabou ficando abandonado. :/

      Excluir
  2. Jô, Nadia, Maria Fernanda!
    Maravilhoso! Vou levar aidéia para alguns colégios daqui! Super! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marise, obrigada querida. Boas ideias devem ser compartilhadas cada vez mais ....

      Excluir
  3. Que lindo Nadia!!! Você sempre inovando e divulgando as iniciativas legais! Parabéns!!! Um beijão. Sabrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina, se tiver sugestões passe para mim, ok? Bjos

      Excluir
  4. Feliz por encontrar estes pinhões de giz de cera neste blog!

    Apenas quero esclarecer algumas coisas:
    Em um primeiro momento fiz uma pequena quantidade para as crianças da minha família, percebi que elas gostaram devido ao formato... a filha de uma prima, na época com 4 anos, ficou encantada e adorou ter giz de cera em forma da semente do pinheiro do Paraná (ela mora em Brasília).
    Depois arrecadei giz de cera usado e fiz pinhões que foram embalados em pacotinhos contendo 6 cores cada (quarta foto)... estes foram doados para crianças que participam de um projeto que incentiva a leitura e promove atividades recreativas na comunidade que fica no entorno do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (Antigo Leprosário São Roque)... portanto os pinhões não foram vendidos para reverter recursos para o hospital.
    Mais tarde arrecadei giz de cera novo e usado... estes pinhões foram colocados em potinhos (2 últimas fotos) e doados para a Campanha da Vaquinha, que arrecada fundos para a construção da nova sede do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia ( http://www.vaquinha.org.br/ )... na época a construção estava no início, hoje 2 blocos estão concluídos e o Lar Escola está funcionando... a Campanha da Vaquinha continua, pois no ano passado foi iniciada a construção do terceiro bloco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Fique mais um pouquinho e aproveite:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem mais gente ....