segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pra que tantas embalagens? Vc usa? Não né, vai pro lixo!


Que tal pensar em alternativas mais sustentáveis e baratas (vc paga por todo esse lixo).


Foto por OS2Warp

Por Respostas Sustentáveis

Você já parou para pensar se é um consumidor consciente? Ou mesmo, o que significa ser um consumidor consciente? Se as suas gavetas e armários não comportam a quantidade de produtos que você tem em casa ou se a sua comida costuma estragar na geladeira isso significa que, provavelmente, você tem adquirido mais do que precisa.
Entretanto, a ideia de consumo consciente vai além da escolha de se comprar somente o necessário. O consumo consciente está intimamente relacionado às práticas de cidadania e transcende as necessidades individuais. De maneira geral, o consumidor consciente leva em conta os impactos das suas escolhas na economia, na sociedade e também no meio ambiente. A roupa que você usa, por exemplo, passa por um longo processo de produção até chegar às lojas, o que envolve, entre outras coisas, a escolha de matérias-primas e o uso de mão de obra. Na hora de optar por determinada marca, você leva em conta esses aspectos?
A Akatu, palavra que vem do tupi e significa semente boa e mundo melhor, é uma ONG que trabalha pela mobilização da sociedade em prol de um consumo consciente. Essa organização publicou uma cartilha promovendo os 12 princípios do consumo consciente. Entre os “mandamentos” estão práticas simples, como planejar as compras, consumir apenas o necessário e separar o lixo. Para ver a lista completa,basta clicar aqui e fazer o download da cartilha.
Como diz o jornalista e blogueiro André Trigueiro na entrevista do vídeo abaixo, consumir é, antes de tudo, um ato político, uma escolha. E, como toda escolha tem consequências, o ideal é que todos nós juntos reflitamos mais e mais sobre nossos hábitos de consumo. Se você deseja conhecer melhor o seu nível de engajamento no que diz respeito ao consumo consciente, faça oteste proposto pela Akatu.

Artigo sugerido por Simone Santos e escrito por Christiane Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

AS 20 REGRAS PARA SER FELIZ

Quem conseguir tornar consciente e colocar em prática essas regras, possivelmente aprenderá a viver com qualidade. Instituto Eneagrama - 21...