Maneiras de Ajudar o meio Ambiente sem Sair de sua Casa





Aqui estão algumas maneiras de ajudar o meio ambiente sem sair de casa, compilei de diversos sites e blogs, espero que ajude a todos. É fácil ser ecológicos mesmo que seja apenas um pouco. Vamos começar o Ano com uma vida mais sustentável.

1. Faça compostagem. Devolva o lixo orgânico para onde ele pertence: o solo! Em vez de enviar cascas de banana, grama, folhas, resto de comida para o aterro ou lixão, inicie uma pilha de composto em sua casa e faça adubo de seu lixo.

Nos EUA, o Fundo de Defesa Ambiental diz que cerca de 18% dos resíduos de uma família média vem do quintal e jardim. Se você reciclar os resíduos de jardim e quintal, vai reduzir a quantidade de energia utilizada para enviar estes resíduos ao lixão, diminuindo sua pegada de carbono.

Adicionando os lixo orgânico de sua cozinha ao lixo do quintal vai diminuindo significativamente o lixo e dobrar a produção de adubo.

2 – Economize energia, troque as lâmpadas normais por lâmpadas fluorescentes compactas, ou lâmpadas de LED. Desligue as luzes quando sair de um cômodo, desligue e tire da tomada qualquer equipamento eletro eletrônico que você não esteja usando. Carregadores, lâmpadas, aparelhos na cozinha, etc. Use ventiladores de teto durante os dias quentes de verão, você pode criar um efeito de resfriamento semelhante ao ar condicionado e com um consumo 50% menor. Ao desligar o computador em vez de deixá-lo em modo de suspensão, você pode economizar de 40 watts-hora por dia.

3 – Economize água, use sistemas de irrigação por gotejamento em seu jardim. O sistemas de irrigação por gotejamento, também conhecido como micro-irrigação, são sistema s projetados para fornecer água diretamente para as suas plantas, com o mínimo de desperdício. O sistemas de irrigação por gotejamento tem cerca de 90% a mais de eficiência do que os sistemas tradicionais.

Verifique e conserte as suas torneiras e qualquer outro aparelho que use água, que estão com gotejamento ou vazamento. Coletar água da chuva para uso em plantas e jardins.

4. Mude os seus hábitos na Cozinha, use recipientes reutilizáveis ​​para armazenamento de alimentos em vez de embalar alimentos em papel alumínio ou filme plástico. Use panos para limpar os respingos em vez de toalhas de papel.

Você também pode usar filtros de café cru, que não produz dioxina na sua fabricação. Use esponjas ou panos para limpeza, em vez de toalhas de papel.

5 – Plante árvores, no seu quintal e na comunidade, todo mundo sabe que plantar árvores podem ajudar o meio ambiente. Árvores seqüestram CO2, minimizando os efeitos do aquecimento global, além de ter muitos outros efeitos benéficos.

As árvores esfriar sua casa, reduzindo a energia utilizada para o resfriamento, melhorar a saúde mental e aumentar os valores venais da propriedade. Árvores reduzem a poluição urbana e capturam partículas de poeira do ar e diminuem a poluição sonora..

6 – Use energia solar grátis para secar as suas roupas! Basta um varal, sem custo para implementar e você ainda vai economizar dinheiro. Não importa onde você mora, o sol tem que sair eventualmente. Quando isso acontece, pendure suas roupas para secar.

7 – Use a Internet a seu favor. Pague contas online, segundo estimativas, se todas as residências dos EUA pagaram suas contas on-line e recebecem declarações eletrônicos em vez de papel, a economia iri ser de 18.500.000 árvores a cada ano, 2,2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa, e milhares de toneladas de resíduos sólido.

Não Brasil não seria diferente! Prefira Download ao em vez de CD ou DVD! A maioria dos softwares vem em um CD, e mais de 30.000 milhões de discos compactos de todos os tipos são vendidos anualmente. Isso é uma enorme quantidade de resíduos, para não mencionar a embalagem.

8 – Evite lixo tóxico! Use baterias recarregáveis ​​em vez de pilhas descartáveis ​​. As pilhas não apenas ocupam espaço nos lixões (eles não podem ser incinerados devido a explosão), as pilhas podem causam vazamentos de ácidos e contaminam a Terra.

Use produtos sem CFC . Clorofluorcarbonos destroem a camada de ozônio, que nos protege dos raios UV prejudiciais. Não utilize pesticidas, herbicidas ou produtos químicos . Pesticidas matam centenas de aves e outros animais por ano. Se você tiver ervas daninhas indesejadas, retire-as você mesmo.

9 – Salve a Natureza, NÃO compre objetos de pele, marfim ou outros produtos de origem de animais selvagens. Animais são mortos para produzir esses bens! Nunca compre produtos feitos de mogno tropical, o ideal é comprar madeiras de reflorestamento certificado.
Lojas de flores, por vezes, vendem orquídeas e bromelhas, embora ameaçadas de extinção, verifique sempre a procedência.

Papagaios e araras, infelizmente ainda são vendidos, se você quer um papagaio como animal de estimação, certifique-se que tenha registro no IBAMA.

10 – Compre orgânicos. Isto não só irá ajudar na sua saúde, como também irá apoiar os agricultores locais e pequenas empresas. Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de fertilizantes e pesticidas artificiais, evitando a contaminação ambiental.

11. Seja Eco. Comprar produtos com conteúdo reciclado, essa é uma das melhores maneiras de ajudar o meio ambiente. Se você estiver tentando escolher entre dois produtos, escolha aquele com menos embalagem. Se um prédio de escritórios com 7.000 trabalhadores reciclarem todos os seus resíduos de papel durante um ano, seria o equivalente a tirar quase 400 carros das ruas.

12 – Deixe a sua uma casa “verde” , trazendo plantas e flores, isso irá melhorar a qualidade do ar no interior de sua casa. Deixando-a mais alegre e cheirosa.

13 – Doe (roupas e móveis) o que você não usa mais, assim os fabricantes não têm que produzir mais, reduzindo o lixo. Toalhas usadas e cobertores do bebê lavável pode encontrar um grande uso em abrigos de animais. Muitos abrigos de animais usam esses itens como cama, confortando um animal, ou para secagem depois de um banho. Contate o seu abrigo local ou a APA para ver se eles estão aceitando doações.

14 – Aprenda a trocar. Se você estiver procurando por um determinado item, ou quer se desfazer de algumas mercadorias indesejadas, a troca pode ser uma ótima maneira de reduzir o desperdício e ganhar algo em troca. Websites de Troca estão ganhando popularidade no exterior, eles trocam tudo, desde livros, filmes e móveis,etc.

Reduzir: reduzir!

Reutilizar: reutilize!

Reciclar: reciclar!

Espero que essas dicas ajudem!
Por Vida Sustentável

Comentários

Postagens mais visitadas