Os Humanos já Reciclavam há 13 Mil anos Atrás

Por Vida Sustentável


Os Humanos pré-históricos são vistos como trogloditas, seres desajeitados, que usavam roupas de pele de animais, andavam sempre famintos e não tomavam banho. Mas segundo alguns arqueólogos, nossos ancestrais sabiam reciclar. De acordo com a nova pesquisa do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social, os seres humanos que viviam durante a Idade Paleolítica Superior tinham o hábito ecológico da reciclagem, isso há 13.000 anos atrás.

Manuel Vaquero, um dos arqueólogos, disse que foram descobertos artefatos de pedra desta época mostrando sinais de modificações, que uma ferramenta havia sido reciclada para criar um sistema totalmente novo.

“A fim de identificar a reciclagem, é necessário diferenciar as duas etapas da sequência de manipulação de um objeto: o momento antes de ser alterada e depois desse momento”, diz Manuel. “As duas estão separadas por um intervalo no qual o artefato foi submetido a algum tipo de modificação.”

Para esses fabricantes de ferramentas pré-históricas, a reciclagem não foi baseado uma ideologia ecológica ou sustentável, mas sim em conveniência e eficiência, entre outras coisas. A reutilização de recursos fez com que esses seres humanos não se deslocassem para encontrar matérias-primas para fazer suas ferramentas, uma tarefa que poderia ter tomado um longo tempo e esforço.

Comentários

Postagens mais visitadas