Projeto #vailá usa o instagram para criar um guia interativo da cidade


Catraca Livre - 20/12/12

A intenção é criar uma rede de dicas usando o que já existe na rede social

Muitas pessoas usam suas contas no Instagram como se fossem verdadeiros “guias do bem viver”. Tiram fotos de comidas, passeios, lugares inusitados, pessoas que conhecem, como se indicassem para seus seguidores uma lista de coisas bacanas de se fazer.

Para que todo esse “esforço” não seja em vão, algumas iniciativas pensam em maneiras de usar esse material para realmente produzir um guia da cidade. É o caso do #vailá, projeto que pretende juntar todas as “dicas” em um único espaço organizado, onde qualquer um pode participar.

Para isso, basta marcar as fotos com a hashtag #vailasp ou mandá-las para o perfil @vailasp. Ele organiza as dicas em um espaço só, o instagram.com/vailasp. Assim, qualquer pessoa pode contar sobre as exposições que tem ido ou sobre a loja de discos antigos que descobriu.

Dentro do perfil, as hashtags separam os temas específicos. Em um fim de semana, por exemplo, o perfil pede para que seus usuários contribuam com #vailaSParlivre #vailaSPbeleza #vailaSPcasa #vailaSPcultura #vailaSPgastronomia #vailaSPkids #vailaSPmoda #vailaSPnoite.

O #vailá foi idealizado pela Contente, empresa incubadora de projetos que contribuem para melhorar a vida real e digital. Segundo as criadoras, que também são responsáveis pelo blog Don’t Touch My Moleskine, a intenção do projeto é aproveitar um fenômeno que já acontece, considerando que uma boa parte de cidadãos monta seus “guias da cidade” com base na indicação de amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas