Simples, bonita e verde

É possível construir uma casa muita bacana, com boa parte do material de construção reaproveitado


{txtalt}
Ricardo Ampudia - 
Vida Simples - 11/2012


Os arquitetos espanhóis Jaime Gaztelu e Mauricio Galeano, em parceria com a empresa chilena especialista em construção sustentável Infiniski, uniram-se para levantar o que chamaram de Casa Manifesto, um imóvel feito com 85% do material de construção reaproveitado. 

Para isso, eles usaram uma estrutura modular de três contêineres marítimos de metal e revestiram as paredes com pallets de madeira. De composição simples, as paredes de pallets podem ser abertas facilmente, o que permite maior aproveitamento da luz do sol e melhor circulação de ar. 

A casa tem, ainda, 70% de autonomia em geração de energia, graças ao uso de placas solares e de um sistema de isolamento térmico de celulose reciclada, a partir de jornal. Para completar a obra, foram utilizadas vigas de demolição, madeira sustentável e pintura de baixo impacto. Com 160 m2, a Casa Manifesto foi erguida no topo de uma colina, em Curacaví, região metropolitana de Santiago, no Chile. 

Tem sala de jantar, um quarto e uma suíte, cozinha, varanda na parte baixa e uma sacada envidraçada que proporciona vista para o vale. O tempo médio de montagem de uma moradia similar é de apenas 90 dias.
{txtalt}

Comentários

Postagens mais visitadas