segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Biscoitos deverão constar nos rótulos símbolos de alimentos transgênicos

VGNotícias - Publicado em :02/04/2012 às 10:57

Foto: Reprodução
A exigência, se atendida, obrigará as empresas a ter de imprimir novas embalagens com um “T”, em letra maiúscula, inserido em um triângulo com fundo amarelo, ladeado do nome do produto acompanhado da expressão “transgênico”.
 
O Ministério Público quer que a Justiça paulista condene duas empresas, fabricantes de biscoitos a partir de substância geneticamente modificada, a imprimir nos rótulos dos produtos o símbolo de alimento transgênico.
A exigência, se atendida, obrigará as empresas a ter de imprimir novas embalagens com um “T”, em letra maiúscula, inserido em um triângulo com fundo amarelo, ladeado do nome do produto acompanhado da expressão “transgênico”.

O pedido do MP integra uma ação civil pública proposta na última sexta-feira (30.03) contra a Bagley do Brasil Alimento Ltda., fabricante do biscoito “Triunfo Tortini Morango“, e contra a Adria Alimentos do Brasil Ltda., que produz a “Tortinhas Chocolate e Cereja”.

O MP ainda foi mais longe e pediu que a Justiça determine, imediatamente, a busca e apreensão de todos os lotes dos dois produtos existentes no mercado que não contenham a indicação na embalagem.

No mérito, o Ministério Público pede que as empresas sejam obrigadas a informar, de maneira clara, eficaz e adequada, no rótulo dos dois produtos, a presença de organismos geneticamente modificados em sua composição.

O promotor de justiça Roberto Senise Lisboa disse que tanto o “Triunfo Tortini Morango”, da Bagley, quanto as “Tortinhas Chocolate e Cereja”, da Adria, tem entre seus componentes a soja transgênica Roundup Ready

De acordo com o Roberto Senise, os produtos são comercializados sem que essa informação chegue claramente ao consumidor. Por conta dessa irregularidade, segundo o promotor de justiça, as duas fabricantes foram autuadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Roberto Senise explicou que a soja transgênica Roundup Ready é uma alteração genética da semente de soja a fim de que ela se tornasse resistente ao herbicida glifosato, usado para eliminar ervas prejudiciais ao plantio e desenvolvimento da cultura de soja, sem ser, contudo, em tese, prejudicial a esta cultura.

O promotor destacou que a informação sobre a composição dos biscoitos deve estar descrita claramente na embalagem para que o consumidor possa exercer seu direito de escolha na hora da compra do produto.

Ainda segundo o promotor, o consumidor tem direito de ser informado sobre a origem dos produtos, ainda mais quando esses produtos são elaborados por meio de organismos geneticamente modificados.

Redação VG Notícias com Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Fique mais um pouquinho e aproveite:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem mais gente ....