Estão tentando nos enganar – Biscoito PASSATEMPO


Do Blog Alimentação e Saúde -

Propaganda enganosa da Nestlé?

Se olharmos com atenção os detalhes da “fachada” do produto biscoito recheado Passatempo, percebe-se a seguinte frase:
“Biscoito recheado sabor chocolate alpino rico em cálcio.”




Vá aos ingredientes do Passatempo: o único componente que pode ter alguma relação com a frase destacada é o cacau em pó. Mas cacau em pó é ingrediente de quase todos os chocolates do mercado.

Para não parecer que a afirmação é leviana, vamos ao site da Nestlé. Quem sabe o Alpino e o Passatempo têm algo em comum que seja diferente dos demais produtos?

Ingredientes do Chocolate Alpino: açúcar, cacau, leite em pó integral, soro de leite em pó, gordura vegetal, gordura anidra de leite, emulsificantes lecitina de soja e ricinoleato de glicerila e aromatizantes. Contém Glúten. Contém traços de castanha de caju e amendoim.

Ingredientes do chocolate Classic: açúcar, cacau, leite em pó integral, soro de leite em pó, gordura vegetal, gordura anidra de leite, emulsificantes lecitina de soja e ricinoleato de glicerila e aromatizante. Contém Glúten traços de castanha de caju e amendoim.

A única diferença entre os dois é um “s” no plural da palavra aromatizante, no Alpino. Se são estes aromatizantes a mais que o Alpino tem e que estariam presentes no Passatempo, a Nestlé teria que dizer “com aroma de chocolate Alpino” e não “com sabor …”.

Logo a expressão “sabor chocolate alpino” não tem respaldo na lista dos ingredientes do Passatempo. Poderia ser igualmente “sabor chocolate Classic”. Como, pelo jeito, poderia ser sabor a qualquer outro chocolate.

Pelo lado inverso, a Nestlé se aproveita do fato de que é difícil provar que este biscoito, bombadíssimo em açúcar, não tem sabor de chocolate alpino, uma vez que este sabor é um conceito vago e indefinido.

A não ser que o cacau em pó usado neste biscoito venha dos Alpes .

Você tem idéia de por que a Nestlé faria uma coisa dessas com seus clientes?

O site da empresa afirma que “Promover a cultura da boa alimentação, respeitar o consumidor e a identidade de cada povo, valorizar seus colaboradores e aplicar a tecnologia a serviço da vida são preocupações básicas da Nestlé, desde sua origem.”
......................................................

É gente leitura de rótulos é essencial para não ser enganado. Acho importante citar um trechinho de um livro bem legal que estou "devorando" no momento

"Eis o fato mais impressionante da tecnologia moderna. Permite-nos - estimulam-nos até - comer coisas que não são comida. Assim, aqui estão algumas regras que vc não pode esquecer.

Verifique os ingredientes - eles devem ser naturais. E os melhores alimentos são os que não precisam de rótulos para que vc saiba o que são! Do livro A não dieta dos franceses do Dr. Will Clower. 

Pois é se lermos os ingredientes nem perderíamos tempo com a Nestlé, cheia de aditivos químicos em seus produtos.
Nadia Cozzi

Comentários

Postagens mais visitadas