sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sem palavras


Chama-se Marcelo.

Médico jovem formado pela PUCRS. Foi meu aluno. Especializou-se em Cirurgia Torácica em nosso Hospital São Lucas, e foi cursar Pós-Graduação na Universidade de Toronto, motivado pelo Prof. Figueiredo Pinto. Lá teve seu talento reconhecido. 

Acolhido pela fechada comunidade científica do Canadá, iniciou e desenvolveu importante pesquisa em recuperação de pulmões muito danificados (pulmões de choque ) que eram impróprios para serem doados para transplantes, e eram descartados. Não conheço detalhes da técnica, mas conheço bem o Dr Marcelo.

Imagino quantos dias e quantas noites dedicou-se ao clareamento de alvéolos de pulmões que antes não eram aproveitados. Sua pesquisa deu certo, e hoje em todo o Hemisfério Norte sua técnica é utilizada, aumentando o número de pacientes transplantados .
O Avô do Dr Marcelo era judeu, sobrevivente do holocausto. Confeccionava bonés em um atelier doméstico. Guardo um que ganhei do Avô já falecido.

Dr Marcelo Cypel desembarca hoje em Porto Alegre como chefe da Equipe e mais todo o equipamento necessário para ajudar a salvar os jovens que estão morrendo pela inalação do gás de Cianeto. O mesmo gás que não conseguiu matar o seu Avô.
Plínio C. Baú
Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Fique mais um pouquinho e aproveite:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem mais gente ....