Água Mineral também tem ingredientes você sabia?



Olha que sou uma leitora assídua de rótulos. Mas nunca havia pensado em ler o rótulo das águas minerais.

Só por curiosidade comecei a pesquisar os ingredientes da água. Achei “na minha ingenuidade” que apareceria apenas água mineral e pronto! No máximo gaseificada artificialmente ou naturalmente. Não é que fui descobrir que a maioria das águas minerais são fluoretadas?

Vamos saber o que falam sobre o Flúor?
Um recente estudo publicado no Journal of American Dental Association (Associação Dental Americana) confirmou o flúor como uma substância tóxica que realmente destrói os dentes, especialmente os de crianças e bebês.

Em 2006, um estudo publicado na "The Lancet" identificou o flúor como "uma substância neurotóxica emergentes", que provoca graves danos cerebrais. O National Research Council (NRC) escreveu que "é evidente que fluoreto tem a habilidade de interferir com as funções do cérebro e do corpo por meios diretos e indiretos." 

Cerca de um mês depois, outro estudo publicado no Environmental Health Perspectives "encontrou uma ligação definitiva entre a ingestão de flúor e a redução de níveis de QI, indicando mais uma vez que a ingestão de flúor causa danos cognitivos. 

Na Universidade de Harvard, os pesquisadores identificaram uma ligação entre o flúor e câncer ósseo. Publicado 14 anos após o seu início, o estudo constatou que as maiores taxas de osteossarcoma, uma forma fatal de câncer ósseo, estavam ocorrendo na maioria das populações que utilizavam água potável fluoretada.

A doença renal é outra marca registrada de intoxicação por flúor. O NRC também descobriu que o flúor prejudica a função apropriada da tiroide e debilita o sistema endócrino. Até a década de 1970, o flúor foi utilizado na Europa como um medicamento supressor de tireóide porque diminui a função tireoidiana. Muitos especialistas acreditam que o hipotireoidismo difundido hoje é o resultado da superexposição ao flúor. 

Simplesmente não existe nenhum motivo legítimo para a água fluoretada. Não há realmente nenhuma maneira eficaz para evitá-lo totalmente, e ninguém realmente sabe o quanto é ingerido ou absorvido em uma média diária, porque a exposição é muito grande para fazermos esse cálculo.

Mas a pressão política e a má ciência continuam a justificar a fluoretação da água na maioria das cidades, apesar das crescentes evidências que mostram os seus perigos e efeitos danosos. 

Acabar com a fluoretação da água é uma tarefa difícil, mas os esforços concentrados por parte dos cidadãos, autoridades locais, e até dentistas, resultam em algumas vitórias significativas.


Bom aí já que estava com a mão na massa fui olhar as águas saborizadas e aqueles refrigerantes que tem cara de água mineral:

Água Mineral Sabor Morango ACQUAFIBRA Garrafa 400ml
Ingredientes:
Água, polidextrose, suco concentrado de maçã 70º brix, niacina (vitamina B3), piridoxina (vitamina B6), ácido pantotênico (vitamina B5), ácido fólico (vitamina B9), aroma idêntico ao natural de morango, acidulante ácido cítrico, edulcorantes artificiais sucralose (3,0mg/100ml) e acessulfame de potássio (4,0mg/100ml). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Informação Adicional:
Aromatizado artificialmente, não fermentado e não alcoólico, pasteurizado. Conservantes: Sorbato de potássio INS 202 e Benzoato de sódio INS 211.

Refrigerante de Uva de Baixa Caloria H2OH! Garrafa 500ml
Ingredientes:
Água gaseificada, suco concentrado de uva, suco concentrado de limão, cloreto de sódio, vitaminas: niacina (B3), ácido pantotênico (B5) e piridoxina (B6), aromatizantes, acidulante ácido tartarico, conservadores : benzoato de sódio e sorbato de potássio, edulcorante: aspartame (24mg/100ml) e acessulfame de potássio (6,5mg/100ml), regulador de acidez citrato de sódio, sequestrante EDTA cálcio dissódico e corantes artificiais: vermelho 401 e azul brilhante FCF. CONTÉM FENILALANINA. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Refrigerante de Limão de Baixa Caloria AQUARIUS Fresh Garrafa 1,5 Litros
Ingredientes:
Água gaseificada, sucos de limão 2,5%, aroma natural, conservadores sorbato de potássio e benzoato de sódio, edulcorantes artificiais: aspartame (21mg) e acesulfame de potássio (5mg) por 100ml, acidulante ácido cítrico, sequestrante EDTA cálcio dissódico. Contém fenilalanina. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Informação Adicional: Refrigerante de limão de baixa caloria.  ESTE PRODUTO NÃO É ÁGUA MINERAL.

Vamos saber o que são alguns desses “palavrões” grafados em vermelho, os chamados aditivos químicos?
·        Acesulfame K ou de pótássio – carcinogênico e possível causador de câncer na tireóide em animais usados em experimentos.
·        Aspartame  - candidato promissor para explicar o recente aumento na incidência e no grau dos tumores cerebrais.
·        Benzoato de sódio – Em maio de 2007, um pesquisador da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, divulgou artigo indicando que o benzoato de sódio causa danos ao DNA mitocondrial em células de fermento. O conservante, considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde desde 2000 e utilizado em diversos refrigerantes, deverá ser submetido a investigação por autoridades britânicas.
·        Sequestrante EDTA – elimina os níveis naturais de metal que deveriam estar em circulação.
·        Vitaminas e minerais devem ser tirados da alimentação, não tem sentido serem sintéticos.
·        Corantes vermelho 40, azul brilhante FCF - Os corantes em geral são muito alergênicos, suspeitas de causarem câncer. Balas, doces, gelatinas. No caso do azul brilhante pode provocar: Irritações cutâneas e constrição brônquica, quando associado a outros corantes. Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Noruega, Suécia e Suíça.

Depois chamam a gente de fresca quando dizemos só tomar água mineral francesa!!!! Rssss.

Água Mineral com Gás Francesa PERRIER Garrafa 750ml
Ingredientes:
Água mineral natural reforçada com gás da fonte.


Fontes
Livro A Não Dieta dos Franceses  - Dr. Will Clower

Comentários

Postagens mais visitadas