Refrigerantes Cola O que tem dentro deles?

A quantidade de açúcar presente nos refrigerantes já é bastante difundida e desaconselhada ao consumo das crianças.

A surpresa maior foi em uma recente pesquisa encontrar benzeno, substância altamente cancerígina. Inclusive corantes impróprios para as crianças, o amarelo crepúsculo que pode causar hiperatividade, e o amarelo tartrazina, que pode causar alergias, presente nos refrigerantes de laranja.

Em relação ao sódio, há bebidas que trazem até 31% deste elemento, elevando a uma propensão a hipertensão, pois não a encontramos como única fonte de sódio em nossa dieta.

Os refrigerantes de cola apresentam ácido fosfórico, acidulante INS 338, que serve como regulador de acidez, e que reduz a absorção do cálcio, provocando assim osteoporose.
www.proteste.org


Refrigerante COCA COLA Garrafa 600ml
Ingredientes: Água gaseíficada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante INS 338 e aroma natural.NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Refrigerante COCA COLA Zero Garrafa 600ml
Ingredientes: Água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, corante caramelo IV, acidulante, ácido fosfórico, edulcorantes artificiais: Ciclamato de sódio (24mg), acessulfame de potássio (15mg) e aspartame (12mg) por 100ml, conservador benzoato de sódio e regulador de acidez, citrato de sódio.NÃO CONTÉM GLÚTEN.


Refrigerante SCHIN Cola 250ml
Ingredientes:
Água carbonatada, açúcar, extrato de noz de cola, aroma idêntico ao natural e cafeína, acidulante INS 338, corante INS 150d , antioxidante INS 300 ou INS 315 e conservador INS 211.NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO ALCOÓLICO. NÃO FERMENTADO.CONTÉM AÇÚCAR.

Refrigerante PEPSI Garrafa 600ml
Ingredientes:Aromatizantes naturais compostos, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de noz de cola, corante INS 150a, acidulante INS 338. NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO ALCOÓLICO. CONTÉM AÇÚCAR.





Refrigerante PEPSI Twist Light Lata 350ml
Ingredientes:Extratos de vegetais, água gaseificada, cafeína, corante INS 150d, acidulante INS 330 e INS 338, conservador INS 211, regulador de acidez INS 331(iii), edulcorantes artificiais: acesulfame K INS 950 (9mg/100ml), aspartame INS 951 (35mg/100ml). NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO ALCOÓLICO.NÃO FERMENTADO.SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR.CONTÉM FENILALANINA.



Claro que não podemos colocar todas as marcas, mas estas com certeza são as mais consumidas. Aqui nos ativemos só as bebidas com cola para não ficar muito extenso, mas vamos investigar outros tipos de refrigerantes também.

Em vermelho estão os aditivos químicos utilizados para cada um deles. Nem estamos analisando a quantidade de açúcar, o sódio, etc.Vamos entender para que servem esses aditivos? 


Tipos de Corante Caramelo
Corante caramelo é um nome genérico para vários tipos de corante. O corante caramelo é uma complexa mistura de vários componentes obtida pelo aquecimento de carboidratos alimentícios, sob pressão e temperaturas controladas, na presença ou não de reagentes químicos. 
Dessa forma, a legislação classifica o corante caramelo em quatro tipos, conforme o processo em que foi produzido. São eles:
Caramelo I - INS 150a: Conhecido como caramelo simples. Para sua obtenção, podem ser usadas substâncias ácidas ou bases. 
Caramelo II ou INS 150b: Conhecido como caramelo sulfito cáustico. Para sua obtenção, são usados sulfitos [?], bem como substâncias ácidas ou bases. 
Caramelo III ou INS 150c: Conhecido como caramelo amônia. Para sua obtenção, são usados compostos amoniacais, bem como substâncias ácidas ou bases. 
Caramelo IV ou  INS 150d: Conhecido como caramelo sulfito-amônia. Para sua obtenção, são usados sulfitos[?], compostos amoniacais, bem como substâncias ácidas ou bases. 
   [?]Sulfitos: Devem ser ingeridos com precaução por pessoas com doença alérgica ou com asma. Há indicações de que os sulfitos causam reações alérgicas em pessoas que têm sensibilidade a essas substâncias, fazendo com que tenham ressaca, mesmo sem terem bebido em excesso.

Os sulfitos podem destruir a tiamina (ou seja, vitamina B1), essencial à função do sistema nervoso, ao aprendizado normal e à digestão. O FDA calcula que 1% das pessoas são sensíveis a esses compostos, embora você possa desenvolver uma hipersensibilidade aos sulfitos em qualquer momento da vida – e os resultados podem variar de brandos a causadores de risco de vida.

Por falar nisso, não são os sulfitos os responsáveis pelas dores de cabeça após a ingestão de vinho tinto. Algumas pessoas são alérgicas aos sulfitos, mas isso provoca sintomas semelhantes ao da gripe, não dor de cabeça. As dores de cabeça provocadas pelo vinho tinto assemelham-se a enxaquecas e podem ser causadas pelas histaminas presentes nos vinhos.

INS 330 ou ácido cítrico - pode estar ligado ao desgaste erosivo dental.
INS 338  ou ácido fosfórico, ácido orto-fosfórico - retira o cálcio do organismo e quando o organismo perde cálcio, retira o que precisa dos ossos. Ocorre a "Síndrome dos ossos quebrados" associada ao consumo de refrigerantes 
INS 211 ou benzoato de sódio - Em combinação com o ácido ascórbico (Vitamina C), ele pode formar o benzeno, que é cancerígeno
INS 331(iii) ou  Citrato trissódico, citrato de sódio - cuidado com o sódio
INS 950 ou Acessulfame de potássio - estudos sugerem que essa substância química produz câncer.
INS 951 ou Aspartame - quando aquecido a 30°C se degrada, transformando-se em ácido fórmico e formaldeído. O Journal of Neuropathology and Experimental Neurology aponta o aspartame como um candidato promissor para explicar o recente aumento na incidência e no grau de malignidade dos tumores cerebrais.

Fontes: 
Livro A não dieta dos franceses - Dr. Will Clower




Comentários

  1. adorei a "reportagem" foi muito bom saber de tudo isso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a perda de cálcio ocorre também na fase adulta com o consumo de produtos com INS 338?

      Excluir
  2. Refrigerante foi feito para destruir a saude

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Postagens mais visitadas