Contribua para nossas ações.

Postagem em destaque

Cirque du Soleil traz ao Brasil 'OVO', o espetáculo dirigido por Deborah Colker

Gente .... é imperdível, mas os ingressos já estão se esgotando é bom correr! Apresentação 'brasileira' da companhia desembarca ...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Qual a diferença entre uma alface ecológica e uma tradicional?

Fonte: Campo Grande News

A primeira vista, nenhuma. 

A diferença está no processo de produção: nada de pesticidas sintéticos, nada de granjas abarrotadas de galinhas que enlouquecem, nada de cultivos intensivos. É mais sustentável quando olhamos a ecológica de perto. 

Alimento ecológico, biológico ou orgânico são sinônimos. A agricultura ecológica vem recebendo o apoio de setores da sociedade cada vez mais preocupada com o bem estar, a saúde e o meio ambiente. 

Esses alimentos estão disputando o espaço com os tradicionais, mas a desvantagem para o consumidor está no preço: são entre 30% a 50% mais caros. Ainda é comida de rico. 

No Brasil a produção e consumo de alimentos ecológicos guarda uma relação estranha: são plantados por pobres e consumidos por ricos. Já a agricultura intensiva, tradicional é o inverso: plantados por ricos e consumidos por pobres. 

Ainda que venha crescendo no país, quando comparado com os 10 maiores produtores de orgânicos do mundo, nos deparamos com uma produção diminuta. A área de produção de orgânicos no Brasil é de apenas 750 mil hectares e é impulsionada pela agricultura familiar. 

Na Europa, a produção de orgânicos cresce 500 mil hectares a cada ano, mas nenhum país ou continente se aproxima da Austrália que já conta com mais de 22 milhões de hectares produzindo alimentos ecológicos.
Nota do Blog:
O que podemos fazer para mudar isso?
  • Exigir mais produtos orgânicos nos pontos de venda. 
  • Frequentar feiras orgânicas e comprar direto dos produtores
  • Não tem tempo? Utilize os deliveries dos produtores orgânicos
  • Cozinhar mais e comprar menos industrializados, ou seja, comer comida de verdade o que barateia seu orçamento familiar e ainda por cima ganha saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...