quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A hora e a vez do pomar e da horta Delivery: um negócio bem saudável

Fonte: A Tarde
Priscila Dórea

Aline Nogueira é uma das sócias do Pomar Club, que faz entrega de produtos orgânicos

A necessidade de manter uma vida saudável e a correria do dia a dia muitas vezes não conseguem caminhar juntas. “Vimos consumidores querendo ter uma alimentação orgânica e buscando a origem do seu alimento de forma a apoiar iniciativas familiares, mas que não têm tempo de frequentar feiras”, conta Aline Nogueira, diretora-executiva do Pomar Club.

A ideia do Pomar surgiu de um desejo de empreendedorismo sustentável de três amigos: Aline Nogueira, Matheus Passos (diretor de operações) e Giordana Flôr (diretora de marketing). Inicialmente, os sócios queriam criar um aplicativo onde as pessoas pudessem comprar produtos sabendo de sua origem, com informações voltadas para o meio ambiente.

Eles perceberam, no entanto, que a maior preocupação era com os alimentos orgânicos. “Vimos um grande abismo entre o pequeno produtor que não tem acesso aos grandes supermercados e trabalha apenas em feiras em horários não muito bons, e a grande variação de consumidores a cada semana”, explica Aline.

Diante do crescente interesse das pessoas em alimentos orgânicos, o Pomar visa oferecer não apenas uma alimentação saudável, mas também promover um consumo sustentável, acreditando que todos podem se tornar agentes sociais engajados e atentos aos impactos do consumo.

Além de realizar algumas feiras nos espaços comuns de condomínios, o Pomar oferece produtos vindos direto de hortas que, arrumados em cestas, são entregues durante toda a semana na casa dos clientes.

Para otimizar ainda mais as entregas, há a alternativa da assinatura mensal, que pode ser feita pelo site www.pomar.club, o que facilita a vida do cliente e também garante certa regularidade aos produtores. A assinatura equivale à entrega de quatro cestas por mês, e os pacotes variam de R$ 120 a R$ 210.

“O cliente recebe os produtos oferecidos pelo produtor toda semana sem se preocupar com o pedido e, da mesma forma, o produtor pode variar entre as opções de folhas, legumes e raízes”, informa Aline. A seleção de produtos enviados respeita a sazonalidade da produção, garantindo a quantidade mínima escolhida para o consumo semanal da família atendida pelo Pomar.

Andreia Castro, da Frutys, oferece combinado de frutas para empresas (Foto: Shirley Stolze l Ag. A TARDE)

Abraçando oportunidades

Enxergando a própria necessidade como uma oportunidade para empreender, Andreia Castro criou a Frutys com o propósito de oferecer combinados de frutas para aqueles que não dispõem de tempo para escolher, higienizar e cortar essas frutas.

“Surgiu a necessidade de eu enviar lanches picados para meu filho. Como eu não tinha tempo, pensei que, se tivesse alguém que trabalhasse com isso, eu preferia pagar do que ter que disponibilizar esse tempo para fazer”, ela conta.

A princípio Andreia ofereceu o serviço para pessoas físicas, mas logo notou que o público não estava acostumado com esse tipo de entrega em Salvador. Ao perceber que diversas empresas procuravam a Frutys, ela decidiu direcionar as entregas para o público corporativo.

“Várias empresas que têm o interesse em aumentar a qualidade de vida dos funcionário começaram a me contatar”, conta a microempresária. As entregas são realizadas durante toda semana e as frutas, que são cortadas em pedaços e enviados dentro de um pote com garfo, ou inteiras, são preparadas pouco tempo antes da entrega. “Algumas empresas possuem refrigerador para guardar os potes com as frutas cortadas. Para as que não têm, enviamos dentro de um isopor com gelo, para que se mantenham conservadas até o consumo”, ela explica. Os planos de assinatura estão no site www.frutys.com.br.

O Sebrae também orienta os empreendedores interessados em atuar no ramo sobre como lidar com produtos perecíveis (veja abaixo).

*Sob a supervisão da editora Cassandra Barteló

EMPREENDENDO COM PERECÍVEIS

Fornecedores - Busque estabelecer uma boa sociedade com fornecedores confiáveis, sempre negociando o preço

Diferencial - Procurar o diferencial na qualidade de seus produtos, contribuindo para agregar valor ao serviço oferecido

Divulgação - Usar as redes sociais é uma ótima opção, já que possuem inúmeras ferramentas que ajudam o empreendedor e o aproximam dos clientes

Estoque - Por se tratar de um negócio com produtos perecíveis, é importante trabalhar com um estoque organizado, para mensurar e reduzir as perdas

Entrega - Manter-se sempre atento à logística do negócio, buscando, por exemplo, organizar trajetos que evitem gastos desnecessários

Fonte: Eduardo Garrido (analista do Sebrae-BA)

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