terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saber preparar a marmita garante uma alimentação saudável e econômica

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Imagem: Pixabay

Levar marmita para o trabalho, além de ser uma ótima opção para o bolso, é uma boa maneira de garantir uma alimentação saudável. Mas é preciso estar atento a algumas questões importantes que vão fazer toda a diferença entre uma boa refeição e uma possível indigestão, como, por exemplo, o tipo de recipiente em que se deve acondicionar a comida.
— É preciso ter atenção às marmitas feitas de plástico, pois, quando aquecidas, liberam uma substância chamada bisfenol A, que é tóxica ao organismo. O ideal é esquentar a comida em um prato, ou em recipiente de vidro — alerta a nutróloga ortomolecular Tamara Mazaracki.

Quanto ao cardápio, Tamara dá a dica:

— Carnes mal passadas nem pensar, pois a pessoa corre o risco de ter uma infecção. Leve legumes cozidos e frutas inteiras. Peixes e alimentos com maionese tendem a resistir menos fora da geladeira — explica a nutróloga. 

É importante separar alimentos crus, como saladas, dos cozidos, segundo Tamara. Frios, como presunto, resistem menos fora da geladeira do que os queijos. Se não for possível manter a marmita em um refrigerador, leve-a em uma bolsa térmica.

A nutricionista Luzia Giannini, do Conselho Regional de Nutricionistas, explica que a comida deve ser consumida no mesmo dia:

— Isso é fundamental para evitar intoxicações. Além disso, o recipiente precisa ser bem higienizado, antes e depois de receber os alimentos.

Confira os recipientes:

Plástico: é preciso ter cuidado ao esquentar marmitas de plástico, pois algumas contêm substâncias tóxicas, como o bisfenol A. Se essa for sua escolha, no momento de aquecer a comida, mude o recipiente.

Alumínio: molhos à base de tomate, em contato com o material podem sofrer alteração no sabor, e podem causar reações alérgicas e problemas gastrointestinais. Além disso, não podem ir ao microondas.

Vidro: É o melhor recipiente para ir ao forno, seja convecional, ou de microondas.


Fonte: http://www.portonewsnet.com.br/?mw=noticias&w=2343#nadiacozzi, #alimentaçãosaudável,#bioculinária,#alimentopuro,#institutopedrocozzi
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Nota do Blog: evite ao máximo o microondas, o link da Pat Feldman sobre isso.

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Mais dicas sobre marmitas?

Guia de alimentação Saudável no Trabalho – Prepare e leve a sua marmita!
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