quinta-feira, 5 de maio de 2011

Porto Alegre tem livros em pontos de ônibus

Em 2008, jovens transformaram a estrutura de uma parada de ônibus – que originalmente era destinada para publicidade, mas que há muito tempo estava abandonada – em prateleiras de livros.


Nascia ali o projeto Estante Pública. A enorme aceitação do público que frequentava aquela parada localizada na avenida Nilo Peçanha fez com que o projeto tivesse continuidade. Assim, outras estantes foram montadas nos bairros Floresta, Cristal, Independência e Santana. Cada uma delas teve diferentes níveis de aceitação e duração: enquanto algumas permaneceram intactas apenas alguns dias, outras foram espaços de troca de livros por diversos meses.


Por dois anos, o projeto promoveu a participação coletiva e deu um novo significado para locais em desuso. Em 2010, a iniciativa foi contemplada com a Bolsa de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Esse incentivo permitiu ao projeto evoluir e, em dezembro passado, foram instaladas simultaneamente mais cinco Estantes Públicas em Porto Alegre.


A iniciativa passou a contar com um sistema de SMS gratuito (27800 com a palavra Estante no começo do texto) e uma página no twitter onde os usuários podem relatar suas experiências com as Estantes ou com os livros oferecidos por elas. Além disso, o projeto conta com encontros mensais no StudioClio e um documentário (em fase de produção) que visam suscitar o questionamento: Quem se importa com a cidade?.


Atualmente, existem quatro Estantes Públicas ativas na cidade que promovem trocas regulares de materiais entre a população. Os materiais são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um. Não há câmeras, guardas ou grades, o que alimenta uma relação aberta com seus visitantes. Para participar, basta se deixar levar pela curiosidade e pela atitude colaborativa.


Fonte: Karen Mendes Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...