terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fim das sacolas descartáveis







Nossa que beleza o mundo sem sacolas plásticas. Parabéns 

Neste mês, pessoas que têm o costume de utilizar as sacolas descartáveis, terão que repensar em uma outra forma de carregar suas compras. A partir do dia 25 de janeiro, os supermercados do Estado de São Paulo não irão mais oferecer gratuitamente as tradicionais sacolas de plástico. A iniciativa e a mudança fazem parte da campanha “Vamos tirar o Planeta do Sufoco”, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Desta forma, os consumidores serão obrigados a procurar uma outra alternativa para carregar as compras: sacolas reutilizáveis, caixas de papelão ou carrinhos de feira.

Pessoas interessadas em esclarecer dúvidas sobre a campanha, poderão ligar para o serviço de atendimento que a APAS oferecerá durante os próximos três meses. O serviço vai funcionar de segunda à sexta, das 9h as 21h, pelo número 0800 58 05 000.

Esta medida vale para os 1,2 mil associados da APAS, no Estado de São Paulo. Entre eles, estão as maiores redes do país: Pão de Açucar, Carrefour e Walmart.

Sobre as sacolas plásticas

As sacolas plásticas surgiram no fim da década de 1980 e eram motivo de orgulho das redes de supermercados. Atualmente, elas viraram vilãs do meio ambiente. O motivo é simples: as sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Saiba um pouco mais sobre elas:
 - Demoram pelo menos 300 anos para sumir do meio ambiente;
 - Em todo o mundo, são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto.
 - No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente;
 - Cada brasileiro utiliza, em media, 66 sacolas por mês;
 - São 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria prima das sacolas;
 - As milhares de sacolas plásticas que vão parar nos oceanos são motivos de sufocamento de espécies marinhas e causa de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...