quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Planeta Gelado




Ontem à noite, 10/04/12,  a Discovery promoveu o lançamento de seu novo Projeto - O planeta Gelado. O evento se realizou no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura em São Paulo. Fui representando o Blog Coletivo Verde, do qual faço parte com enorme prazer.

O tratamento dado aos convidados foi exemplar, fomos recepcionados com um delicioso coquetel e depois tivemos a exibição do primeiro episódio que nos levou a uma viagem extraordinária através das regiões geladas do nosso planeta. Todo o evento estava iluminado por luzes azuis, tínhamos a impressão de estarmos embaixo do mar, o que foi muito interessante.



Ao chegarmos aos nossos lugares éramos surpreendidos por um lindo espécime em pelúcia, mas não menos simpático que o original. Um pinguim vejam que bonitinho, cada cadeira tinha um bichinho de presente. 

O sorriso no rosto daquelas pessoas, profissionais sérios, aparecia como por encanto e não raro, víamos os afagos e as brincadeiras acontecendo.

O Ártico e a Antártida são os maiores e menos conhecidos territórios do mundo – um lugar mágico e gélido, habitado pelas criaturas mais estranhas e resistentes da Terra.

As imagens em alta definição são deslumbrantes, fruto de esmerado trabalho dessa equipe e foram captadas ao longo de quatro anos de filmagens em condições hostis. A equipe passou 2.365 dias em campo, sendo que um ano e meio no mar, mais de seis meses sobre oceanos congelados e 134 horas submersas, sob o gelo polar.

Nos Confins da terra como eles denominam a região, a jornada começa no Oceano Ártico, próximo ao Polo Norte. O sol retornou após seis meses de escuridão. Um casal de ursos polares revelam um lado surpreendentemente terno. 

Depois a gigantesca calota de gelo da Groenlândia, onde cachoeiras jorram e um imenso iceberg colossal desmorona dentro do mar. Baleias- jubarte juntam-se ao maior encontro de aves marinhas da Terra e se banqueteiam nas águas férteis do Alasca. 

Mais ao sul, uma linha das árvores marca o início da taiga, uma floresta que contém um terço de todas as árvores do planeta. Aqui, 25 lobos de uma das maiores espécies do mundo derrubam um imponente bisão.

No outro extremo do planeta, chegamos à Antártida, pinguins surfistas lutam para escapar de um faminto leão-marinho, e orcas criam ondas gigantes para derrubar as focas dos blocos de gelo. Essa técnica de caça foi filmada pela primeira vez. Embaixo do gelo gigantes pré-históricos - aranhas marinhas grandes como um prato. Cavernas de cristal tocam o cume do Erebus, o vulcão mais meridional da Terra. 

A equipe refez as rotas dos exploradores, Scott e Amundsen, os primeiros a conquistar o Polo Sul. 

A aventura desse primeiro episódio termina na calota de gelo da Antártida, que contém 75% de toda a água doce do mundo e a maior concentração de gelo no planeta. Você sabia disso?

Os episódios compõem a leitura definitiva da vida nos polos, revelando mudanças drásticas na paisagem, influenciadas pelo poder que o clima e os oceanos exercem sobre as duas regiões. As duas forças determinam a adaptação das espécies e são responsáveis por espetáculos naturais como o degelo na primavera, a maior transformação sazonal do planeta.

Ficou curioso quer saber mais sobre a série que estréia dia 19 de abril ás 22hs no Discovery? Acesse Planeta Gelado (FROZEN PLANET)


Equipe Discovery: Susan Winslow (produtora executiva) e Christine Weber (vice-presidente de produção). Equipe BBC: Alastair Fothergill (produtor executivo) e Vanessa Berlowitz (produtora geral).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...