terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dez museus curiosos em São Paulo


De relógios e perfumes a fotos e cenas de crime, conheça acervos excêntricos da cidade


Espaço Perfume: história de aromas famosos e experiência sensorial no museu (Foto: Veja São Paulo)
30.ago.2011 | Atualizada em 7.dez.2012 por Anna Carolina Oliveira


Além dos acervos mais "tradicionais" do Masp, Pinacoteca, MAM e outros endereços, algumas casas na cidade se destacam por fugir do comum. São coleções que reúnem invenções malucas, frascos de perfume e fragâncias, relógios com formatos inusitados e por aí vai.

Na Cidade Universitária, por exemplo, fica o Museu da Polícia Civil. Mais conhecido como Museu do Crime, o local conta com um acervo de aproximadamente 3.000 itens, entre fotografias, maquetes e objetos policiais e de crimes. Lá, o visitante vai se deparar com o relato de alguns casos famosos, como o do Chico Picadinho. Como algumas imagens são impactantes, menores de 15 anos só podem entrar quando acompanhados por um responsável.

Menos assustador, o Espaço Perfume Arte + História apresenta a história das fragâncias e aromas mais famosos do mundo. Além de conferir a exposição, os visitantes têm oportunidade de passar por uma experiência olfativa.

Destaca-se também o Museu da Voz, cujo acervo fica na própria casa do dono dos itens, na Praça Benedito Calixto, Zona Oeste. O jornalista aposentado Luiz Ernesto Kawall exibe fitas cassetes, CDs, DVDs e discos de vinil. São cerca de 3.500 artigos. Para conhecer a coleção organizada por assunto — cantos de pássaros, efeitos sonoros, música brasileira, política, fatos históricos, folclore, esportes e religião —, o interessado deve agendar uma visita.

Confira abaixo, dez museus curiosos:

Museu do Relógio
Avenida Mofarrej, 840, Vila Leopoldina
Tel: (11) 3646 4125

Instalado em uma fábrica na Vila Leopoldina, o museu conta com cerca de 600 relógios, desde os enormes modelos de ponto até minúsculos de pulso. Alguns modelos são bastante curiosos, como o despertador-cafeteira, que deixa o café pronto antes do alarme tocar. Saiba mais.


Museu de Geociências da USP
Rua Do Lago, 562, Butantã
Tel:(11) 3091 3952

O museu ocupa uma área de 550 m², localizada no primeiro andar do edifício principal do Instituto de Geociências. O acervo composto por minerais, cristais, rochas e outros atualmente conta com 45.Saiba mais.


Museu Contemporâneo das Invenções
Rua Doutor Homem De Melo, 1109, Perdizes
Tel:(11) 3873 3211

Estão expostas ali cerca de 500 peças e protótipos, todos patenteados e alguns que já podem até ser encontrados à venda. Um exemplo que deu certo é o espaguete flutuante, aquela boia comprida com a qual as crianças brincam na piscina. Saiba mais.

Museu da Energia de São Paulo
Alameda Cleveland, 601, Santa Cecília
Tel:(11) 3333 5600

Abriga exposições sobre a história da energia, as diferentes formas de obtenção e os impactos sociais e ambientais ligados ao processo. Entrada gratuita. Saiba mais.


Museu da Pessoa
Rua Natingui, 1100, Vila Madalena
Tel: (11) 2144 7150

É um museu misto, ou seja, apesar de ter um espaço físico, suas atrações estão na internet. Na web, está boa parte do acervo, composto de histórias de pessoas comuns, de vários lugares, que por qualquer motivo quiseram dar um depoimento. Saiba mais.


Museu da Televisão Brasileira
Rua Vargem Do Cedro, 140, Perdizes
Tel: (11) 3872 7743

Platéia virtual, manequins com figurinos originais de novelas e acervos de várias emissoras. Essas são algumas das atrações do Museu da Televisão Brasileira. A visita deve ser agendada e a entrada custa R$ 5,00. Saiba mais.


Museu da Voz
Praça Benedito Calixto, s/n - Stand, Pinheiros
Tel:(11) 5181 2259

Organizada pelo jornalista aposentado Luiz Ernesto Kawall, a vozoteca possui mais de 3.500 itens. São fitas cassetes, CDs, DVDs e discos de vinil. Todas essas mídias guardam o som de vozes. Saiba mais.


Museu da Polícia Civil
Praça Professor Reinaldo Porchart, 219 - Portão 1 da Cidade Universitária - dentro da academia de polícia, Butantã
Tel: (11) 3468 3360

O Museu da Polícia Civil, mais conhecido como Museu do Crime, reúne cerca de 3.000 itens entre objetos, fotografias, maquetes e instrumentos que mostram ao público um pouco do trabalho da polícia na investigação e apuração de delitos de todos os tipos. Saiba mais.


Museu da Anatomia Veterinária da FMVZ da USP
Rua Professor Orlando Marques Paiva, 87, Butantã
Tel:(11) 3091 1309

O museu foi aberto à visitação em 1984 e apresenta peças preparadas, estudadas e colecionadas por professores, servidores e alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Saiba mais.


Espaço Perfume Arte + História
Rua Doutor Emílio Ribas, 110, Perdizes
Tel:(11) 2361 7728

Dedicada à história da perfumaria nacional e internacional, o museu tem como objetivo registrar os 5 mil anos do perfume, sua relação com a moda e trazer curiosidades sobre sua produção. Gratuito e aberto ao público de todas as idades, o Espaço Perfume ocupa parte de uma unidade anexa à Faculdade Santa Marcelina (FASM). Saiba mais.

Fonte: Veja SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...