quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Exames de Raios - X devem ser descartados em locais apropriados


Exames de raios - X devem ser descartados em locais apropriados e não no lixo comum. Pensando nisso, um grupo de voluntários da Sabesp na Baixada Santista desenvolveram uma campanha para recolher e entregar as radiografias em postos autorizados.

Filmes de raios-X, também conhecidos como chapas, são feitos de folhas de poliéster e contém metanol, amônia e metais pesados como cromo e prata. O poliéster, que é um plástico, demora mais de 100 anos para ser degradado pela natureza. Já os metais pesados, em contato com organismos vivos, entram na cadeia alimentar, podendo causar sérios danos à saúde.

Seu correto descarte evita que esses materiais contaminem o solo e os lençóis freáticos. O descarte em lixo comum é inclusive proibido por lei (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010).

A reciclagem desse material traz grandes vantagens ao meio ambiente: recupera a prata que fica espalhada na fina película que produz a imagem da radiografia. Depois de passar por processos químicos, ela pode ser reutilizada na fabricação de utensílios e jóias. O poliéster de alta qualidade também é recuperado e pode ser usado na fabricação de bolsas, embalagens, luminárias etc.

É bom lembrar que o descarte das chapas de raios-X só deve ser feito após consultar o médico que fez a solicitação do exame para saber se ela não será mais utilizada.
Pontos de Coleta no Litoral Sul:

Cubatão

Hospital Ana Costa - Av. Nove de Abril, 1601 - Centro

Guarujá
Hospital Santo Amaro - Rua Quinto Bertoldi, 40 - Vila Maia
 
Mongaguá

Igreja Católica Rosa Mística - Av. Nossa Senhora Rosa Mística, 525 - Itaguaí

Praia Grande
Hospital Ana Costa - Av. Pres. Kenedy, 3836 - Campo da Aviação

Santos
Clínica Radiológica de Santos - Av. Cons. Nébias, 521 - Encruzilhada

São Vicente
Clínica Radiológica de Santos - Unidade São Vicente - Rua Ipiranga, 263 - Centro

Fonte: SABESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...