terça-feira, 11 de junho de 2013

O "Mundo Segundo a Monsanto" é um livro escrito pela francesa Marie-Monique Robin, que dedicou cinco anos de sua vida para desvendar como uma indústria de químicos se tornou na maior companhia mundial de sementes geneticamente modificadas (transgênicas) e uma das empresas mais influentes do planeta.



Juventude
por Margarida Martins
(Presidente da Assembleia-geral da Associação Juvenil Odisseia)

O mundo segundo a MONSANTO 
Setubal na Rede (Portugal)

No seu livro, esta famosa jornalista francesa, após analisar mais de 500 mil páginas de documentos, giza a trajetória da empresa MONSANTO, sediada em Saint Louis (Missouri, EUA), desde seu envolvimento no Projeto Manhattan, que deu origem à bomba atômica, passando pelo agente laranja, desfolhante utilizado na Guerra do Vietnam, até aos dias de hoje, em que apresenta os seus OGMs como uma arma no combate à fome mundial. Em “O Mundo Segundo a Monsanto”, Marie-Monique apresenta os perigos do crescimento das plantações de transgênicos e a verdade escondida por detrás da empresa que detém 90% das sementes OGMs patenteadas.

A realidade que a autora refere é demasiado dura para podermos ficar calados. Parece que entrámos num filme de ficção. As sementes transgénicas da MONSANTO são resistentes somente aos pesticidas fabricados por ela própria. O caso mais flagrante é o da soja transgénica, resistente ao “Roundup”. Ao serem utilizadas as sementes patenteadas pela MONSANTO, o pólen destas "contamina" outras variedades existentes na região, que passam a produzir sementes com as características das da Monsanto. Então esta processa os produtores vizinhos e exige destes, legalmente, o pagamento de royalties à empresa, por estarem a produzir sementes que são sua patente.

Em resumo: a MONSANTO está rapidamente a tornar-se proprietária de uma variedade enorme de sementes e os seus laboratórios estão a criar sementes patenteadas de tudo, cereais, frutas, hortícolas, etc. Com isto a MONSANTO faz rios de dinheiro e quer fazer oceanos de dinheiro à conta da venda dos OGMs e produtos afins aos “pacóvios” dos agricultores. Mas, se todos os habitantes deste planeta, e os Portugueses em particular, estiverem bem informados sobre o seu historial, devem considerar que têm razões, mais que suficientes, para se insurgirem em massa contra ela.

Pois é. Se julgávamos que estas eram realidades distantes que não nos iriam afetar muito, estamos muito enganados. A MONSANTO também está em Portugal. Chama-se Monsanto II, Lda. A empresa tem sede na freguesia de Silveira, conselho de Torres Vedras.

Interessante será realçar que conta com a participação ativa dos detentores do poder económico e político.

http://pt.wikipedia.org
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI20603-15254,00-MARIEMONIQUE+ROBIN+A+MONSANTO+NAO+E+CONFIAVEL.html
Margarida Martins - 11-06-2013 11:03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...