domingo, 8 de fevereiro de 2015

Como acabar com as formigas caseiras

Fonte: Lar Natural
Vale visitar esse site tem dicas muito interessantes, saudáveis e sustentáveis. Eu recomendo muito!




Sabe aquelas formigas caseiras que aparecem e atacam tudo, principalmente os doces? Coisinha chata, né? Pior, coisinha suja, porque estas formiguinhas andam por todo tipo de superfície, assim como as baratas.

Mas como acabar com as formigas naturalmente? Fácil, hoje vamos aprender a controlar esta praga urbana com um vídeo ensinando as principais dicas para se livrar das formigas! Assista ao vídeo e leia ao artigo!

Assista ao vídeo com nossas dicas naturais:



Dicas para acabar com as formigas

Primeira dica – prevenção

Não deixe restos de comida na pia ou na mesa, mantenha o cesto de lixo fechado e a comida dos cachorros ou gatos sempre limpa. Você pode colocar o pote de comida da sua mascote dentro de um prato com água.

Segunda dica – encontre o esconderijo das formigas

Parece brincadeira de criança e pode ser um desafio muito divertido! Os ninhos destas formigas costumam ser pequenos e difíceis de encontrar, a dica é ficar de olho naqueles buraquinhos na parede ou no piso onde caiu um pouco do rejunte, por exemplo. O primeiro passo para encontrar o ninho da formiga caseira ou doceira é montar uma armadilha, assim a própria formiguinha vai nos mostrar o caminho até o ninho.

Basta colocar um pouco de mel num potinho ou tampinha de garrafa e deixar em um lugar fixo. As formigas vão até o potinho, formando uma fila do ninho até o mel e vice-versa, é quase um traço mostrando o caminho!

Depois de identificar a localização do ninho, você vai precisar de uma mistura em partes iguais de água e detergente de lavar-louça e uma seringa pequena. Agora é só injetar dentro do buraquinho onde as formigas estão. O detergente quebra um fenômeno chamado tensão superficial, evitando que a formiga fique sobre a água, deste modo elas morrem por afogamento. Em seguida para evitar que outras formigas ocupem o ninho, feche o buraco com um vedante.

Terceira dica – formigas saindo de tomadas

Mas se as formigas estiverem saindo de uma tomada elétrica nem pense em usar a água com detergente! Líquido e eletricidade formam uma dupla muito perigosa, você poderá causar incêndios realmente graves ao colocar líquidos na tomada, então não faça isto de forma alguma. Nesses casos, basta colocar talco de bebê. O talco é fininho e as formigas respiram por orifícios que possuem ao lado corpo. Por isso, ao colocar talco no ninho, as formigas não vão conseguir respirar! Basta abrir a tomada e colocar o talco no local (com a eletricidade desligada).

Quarta dica

Aplique uma mistura (em partes iguais) de vinagre branco e água nas superfícies onde as formigas costumam aparecer. As formigas odeiam vinagre!
Quinta dica – potes de mantimento e armários

Faça trouxinhas de cravo-da-índia e coloque nesses lugares, trocando a cada 2 semanas. Basta colocar um pouquinho de cravo numa gaze, fechar bem, e colocar dentro dos potes de macarrão, açúcar, farinha, etc. e armários. Coloque esses sachês próximos aos equipamentos eletrônicos também.

Atenção: o mais importante para controlar esta praga é a constância! Ou seja, repita estes procedimentos de combate sempre que necessário, já os de prevenção faça sempre.



Nosso consultor Fábio Morais é engenheiro agrônomo da Universidade Orgânica e extensionista rural do INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...