terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Como aproveitar a Ceia de Natal sem culpa

Quais alimentos devem fazer parte da ceia para ser opção a ceia tradicional?
Natal e Ano Novo, época de festas, reunião de família e amigos e muita, muita comida ... E depois vem o arrependimento, seja por causa das calorias, seja por causa da saúde.

Castanhas, nozes, pernil, lombo, peru, panetone, rabanada e muitas outras “gostosuras” fazem parte das comemorações de final de ano. Mas será que podemos ter uma ceia mais saudável sem perder o sabor?

O que deve ser evitado?
O excesso com certeza. Calcular a quantidade de comida necessária para seus convidados é essencial para combater os excessos e os riscos para a saúde com a contaminação dos alimentos consumidos nos dias seguintes às festas. Nada é proibido desde que com moderação e algumas modificações: que tal rabanadas assadas, em vez de fritas?

Sugestão de Entradas:

Aperitivos:
Opte por um mix do bem, feito com nozes, castanhas, amêndoas e frutas secas em vez de embutidos, queijos e opções mais temperadas e gordurosas. As nozes contêm nutrientes excelentes para estimular a circulação sanguínea e ajudar a reduzir o colesterol. A castanha do Pará contém selênio que além de fazer bem para a pele, combate os radicais livres. Já as de caju são ricas em ferro, fósforo, selênio e zinco. São boas fontes de fitoquímicos, antioxidantes e proteínas. As frutas secas, como o figo, as tâmaras, a ameixa e o damasco, são ricas em fibras redutoras do colesterol. Além disso dão aquela sensação de saciedade e regularizam o intestino.

Que tal a mistura de folhas verdes e frutas numa salada linda e saborosa?
Prefira as opções orgânicas que nos protegem dos agrotóxicos e ainda ajudam o Meio Ambiente e o pequeno agricultor. As feiras orgânicas são a melhor opção, pois a compra direta do produtor tem o preço bem reduzido, às vezes até melhor que os convencionais. Quer encontrar uma perto de sua casa? Acesse o site do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor que fez uma lista de feiras orgânicas em todo o Brasil.

A mistura de saladas cruas e frutas frescas (manga, uva, carambola, morangos, figos, pêssegos) são uma boa pedida para não exagerar nos pratos mais calóricos. Incremente com queijos e molhos diferentes.
Vamos lá:
Ingredientes:
½ alface americana
½ maço de alface crespa
½ maço de alface roxa
4 figos cortados em quarto
2 peras cortadas em fatias finas
2 maçãs verdes em fatias
150 g de queijo branco cortado em cubos
1 colher (sopa) de sementes de mostarda
Modo de preparar
Lave bem, seque as folhas e deixe de molho no vinagre de maçã por 20 minutos. Em uma saladeira bem bonita arrume as folhas, os figos, as peras, as maçãs e o queijo. Salpique as sementes de mostarda por cima.

Variações: rúcula, agrião, repolho, couve, etc.

Feita a salada, crie opções de molho, é ele que torna sua salada especial.

Molho de Mostarda e Iogurte
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de mostarda, procure as que tem menos aditivos químicos
Suco de 1 laranja
4 colheres (sopa) de iogurte natural
Sal marinho e azeite extra virgem a gosto
Modo de preparar:
Misture a mostarda, o suco de laranja, o iogurte, o sal e o azeite. Sirva a salada com o molho à parte ou regue-a minutos antes de servir para que não murche.

Molho de gengibre:
Ingredientes:
1 potinho de iogurte natural
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
½ colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa gengibre ralado
Sal marinho a gosto.
Modo de Preparar:
Misture tudo numa vasilha e coloque numa molheira.

Sugestão de prato principal:
Peru, tender, lombo, bacalhau? Não consegue afastar-se dos pratos tradicionais de Natal e Ano Novo, não tem problema, vamos torná-los mais saudáveis utilizando as frutas e os legumes como acompanhamento para balancear.

As carnes têm alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. Para reduzir o colesterol evite consumir a pele.

Entre os cortes suínos, o lombo assado é o que possui menos calorias, então que tal maçã para incrementar o prato? A maçã é rica em fibras, antioxidante, cuida do nosso sangue e evita doenças cardiovasculares. Gosta mais de abacaxi? Perfeito. Rico em vitaminas A, B1 e C, tem magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina. E é ela, a bromelina que ajuda na digestão.

Lombo assado
Ingredientes
3 kg de Lombo de porco sem pele
250 ml de suco de laranja
1 xícara de vinho branco
3 dentes de alho
4 ramos de alecrim,
2 ramos de manjericão
2 folhas de louro,
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de Preparar:
No liquidificador bata o suco da laranja, o vinho, o alho, o alecrim, o manjericão, o louro e o sal. Pegue o lombo, faça furinhos com a ponta da faca nele todo. Coloque numa tigela, depois regue com o tempero. Coloque a pimenta, cubra com papel alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro, mexendo sempre. Leve ao forno coberto com o papel alumínio por mais ou menos 1 hora. Depois retire o alumínio e deixe dourar.

Enquanto o lombo assa, vamos cuidar das frutas:
06 maçãs
2 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de mel
½ xícara de açúcar mascavo

Corte as maçãs pela metade e arrume-as numa forma. Em uma panela derreta a manteiga, o açúcar e o mel. Jogue por cima das maçãs e leve ao forno até que estejam douradas e cozidas. Se preferir abacaxi a receita é a mesma para 1 abacaxi cortado em fatias.

Escolha um prato bem bonito, coloque o lombo e decore com as maçãs ou as fatias de abacaxi, ou se preferir os dois. Sirva com uma farofa com passas e arroz branco ou integral.

Sobremesas
As frutas típicas da época como a cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa são fontes de antioxidantes e minerais como zinco e manganês que ajudam o organismo a digerir os outros alimentos consumidos durante a ceia. Elas podem e devem estar presentes na sobremesa, que ficam lindas com suas cores generosas e seus sabores marcantes.

Taça de frutas secas ao molho de iogurte
Ingredientes:
10 potes de iogurte natural
3 xícaras (chá) de granola
2 xícaras (chá) de frutas secas picadas grosseiramente (nozes, pistaches, passas)
2 xícaras (chá) de frutas vermelhas pequenas cortadas em pedaços médios (morangos, framboesas, amoras, cerejas)
Outras frutas que preferir como figos, pêssegos, uvas.
Modo de preparar:
Pegue uma peneira grande e forre com papel toalha e coloque sobre uma tigela. Despeje o iogurte e deixe sorar na geladeira. (Pode ser feito de véspera). Vai ficar um creme bem parecido com o iogurte grego. Misture com 200gr de creme de leite fresco (aquele que fica na geladeira do supermercado).

Montagem:
Pode ser feito em porções individuais ou em uma grande taça. Disponha a mistura do iogurte, granola, frutas secas e frescas. Se gostar regue com mel cada camada ou salpique açúcar mascavo. Comece e termine com a mistura de iogurte. Para decorar coloque pedacinhos de frutas e salpique granola ou gotinhas de chocolate.
Consultora, Escritora, Culinarista e Blogueira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...