Contribua para nossas ações.

Postagem em destaque

Médicos canadenses prescreverão visitas a museus para melhorar bem-estar

Tratamento pode tornar-se um método de cuidado complementar para casos de dor crônica Fonte: Revista Galileu PAVILHÃO MICHAL ET RENATA HO...

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A importância do verde para os pacientes dos hospitais

Nunca entendi porque muitos hospitais tem grandes áreas verdes mas os pacientes não podem frequentá-los.

Em uma das internações de minha mãe consegui que o médico autorizasse que eu a levasse até o jardim para tomar um pouco de sol, respirar, ver os passarinhos, ver gente. Foi muito bom para a recuperação dela, mas um escândalo com os funcionários que não entendiam como eu tinha conseguido sair com ela. É contra as normas!

Quando uma pessoa é internada tudo é tirado dela, sua casa, suas coisas, sua família, sua liberdade. Tudo passa a ser frio, a comida vem em pacotinhos, sem sabor, sem cor, sem textura. Os quartos imaculadamente brancos,enfermeiras e os médicos idem. Pela janela às vezes se visualiza a rua, as pessoas, os jardins, outras vezes nem isso. Seu corpo é apalpado, cortado, espetado, perde-se a individualidade, são apenas meros corpos investigados. 

O poder regenerador dos alimentos, do sol, das plantas, das risadas, dos abraços é esquecido, não tem mais importância. Claro que alguns hospitais e clínicas já perceberam isso, mas o movimento é lento, o que comanda ainda é a redução de custos, por isso a terceirização da cozinha, a construção de mais prédios, um em frente ao outro, janelas vedadas impossibilitando olhar para o mundo lá fora.

Foi então com muito prazer que vi a reportagem do Verdejando que fala exatamente sobre isso, a importância do verde na recuperação dos pacientes de um hospital no jornal SP1 da Rede Globo. Veja no link 


Imagem Pixabay


Por Nadia Cozzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...